As ideias e valores dos direitos humanos são traçadas através da história antiga, crenças religiosas e culturais ao redor do mundo. Nos dias de hoje, a liberdade e o direito à vida são aspectos mais valorizados pela sociedade. Qualquer sujeito é "igual" a outro, embora a diferença e a marginalidade existam e nunca acabem fruto da sociedade materialista e consumista em que vivemos. Quem não acompanha o ritmo de desenvolvimento da técnica e do mundo economista é ultrapassado, logo não há igualdade de direitos.
Hoje é mais do que sabido que as grandes potências económicas são as que iniciam o desenvolvimento e a guerra, por isso a fraternidade e a paz que são valores tão importantes, muitas vezes são ameaçados por conflitos típicos das sociedades industrializadas.
Ser cidadão é ter consciência de que se é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim direitos civis, políticos e sociais. É respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar as suas vidas e a de outras pessoas, nunca esquecendo as que mais necessitam.
Cabe-nos lutar por esses direitos mas não esquecendo que temos deveres e para que a sociedade viva em união e paz, onde sejam postos de lado o egoísmo, maldade, racismo enfim qualquer acto que seja de conflito, e nunca é de mais lembrar que tais actos só geram sofrimento e que mais vale um pequeno gesto como um aperto de mãos do que muitas lágrimas.
Formanda: Manuela Rocha
2 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
otimo, amei , muito criativo.....
ResponderEliminarnada a ver,tenso...
ResponderEliminarnao sei como mas nao ha nada da informaçao que procuro nestes blogs
ResponderEliminareu queria os principais direitos e deveres mas so encontro a intruduçao pf ajudem-me
concordo este blog n presta
ResponderEliminarn sei para que os fazem so para dizerem que os têm
hhhaaa vlw eu tinha q fazer de escola
ResponderEliminarcacadeblogsequereslerfazginastica
ResponderEliminarque bosta
ResponderEliminar