28 de setembro de 2009

"Harmonia" - Reflexão

Este trabalho foi realizado pela Formanda Ana Carla Peixoto no âmbito do módulo “Corpo e Gesto” na área de Formação Tecnológica com o Formador Tiago Borges

“ Harmonia” – Reflexão
No nosso dia-a-dia, sem dúvida, sempre colocamos um gesto, uma expressão como o franzir do sobrolho quando nos deparamos com uma situação, com uma pessoa ou com um dia chuvoso.
É certo que falamos da linguagem não verbal, aquela que fazemos sem dizer e dizemos sem pensar. É um impulso. Os gestos falam por nós. Expressamos as nossas emoções e sensações sem que para isso tenhamos que pronunciar um simples vocábulo.
Quando a autora fala em “recompensas” na sua reflexão, eu entendo que é uma recompensa, para o ser humano, a Natureza ter sido capaz de nos dar formas de comunicar tão vastas, simples e completas como mostrar aos outros o nosso estado de espírito sem que precisemos de falar. Isto é, a forma como olhamos diz tudo sobre um determinado assunto.
Se não tivéssemos a capacidade de nos expressar com os gestos e expressões precisaríamos de muitas mais perguntas que aquelas que hoje já fazemos. Uma expressão ou um gesto dão resposta a perguntas que não tem resposta. Doutra forma, seria necessário um livro ou uma enciclopédia para responder. Um gesto vale por mil palavras.
“Esta é a alegria do ser… começa aqui e agora… no acto de pensar, que sentir, é a maior fortuna alguma vez adquirida!” como diz a autora.

14 de setembro de 2009

Harmonia

O ser humano é um ser completo, que se vai construindo dia a dia, em pequenos actos, gestos, palavras, sentimentos e emoções.
Podemos mostrar quem somos numa conversa, mas a fotografia pode ser outra. Vemo-nos de uma maneira mas, outros podem nos ver de maneira diferente.
Isto porque além de ser completo o ser humano e extremamente complicado.
Podemos dizer que somos de uma e outra maneira, mas o que muita das vezes nos identifica são actos, reacções, emoções e sentimentos.
São as nossas pegadas que nos denunciam, por quais os caminhos que caminhamos.
Podemos desviar uma conversa, porque esta não nos está a agradar mas, o sentimento está lá dentro do nosso ser e sem desvios possíveis, se reflectem num olhar, num gesto numa atitude.
O nosso pensamento é o nosso diário onde tudo é registado, de uma forma simples e inocente se encontra com os nossos sentimentos e faz acontecer um dia recheado de emoções.
È o que somos, corpo, pensamentos, emoções, sentimentos, gestos, atitudes que caminham juntos todos os dias, presos a um rosto que é o nosso cartão-de-visita. Mas onde existe muito mais para descobrir ou simplesmente aceitar.
É harmonia o modo como nos conhecemos e o modo como utilizamos o nosso ser.

Trabalho elaborado por Elsa Martins, na área de FT no módulo corpo e gesto.